• Arquivos

  • Calendar

    January 2014
    M T W T F S S
    « Dec   Feb »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    2728293031  
  •  
  •  

A mentalidade de um novo ano

Entra ano e sai ano, e sempre vemos os mesmos votos por aí. Um sentimento de mudança e renovação, muitas vezes preenchido com promessas vazias que não chegarão nem ao menos a primeira quinzena do mês de janeiro. Será que conseguimos mudar essa postura e realmente fazer em 2014 algo diferente? Voltando ao tema do meu último post, sobre neurociência, a virada do Ano Novo pode ser sim o clique para muitas mudanças em você e para alcançar metas.

O nosso cérebro é sugestionável. Conseguimos imprimir nele o sucesso. Falamos na última coluna sobre a força mental dos atletas. Como eles pensam diferente e se preparam para as vitórias e também para as derrotas. Estou estudando para fazer um livro ainda mais completo sobre esse assunto, e nessas pesquisas venho fazendo descobertas muito interessantes. Aos poucos vou colocando minhas descobertas aqui no blog para vocês, seja de uma forma direta, explicando o truque, ou às vezes, como um mágico, entrando na sua mente e tentando modificá-la via sugestão.

Queria começar esse post falando sobre um texto que li na virada do ano, do Carlos Drummond de Andrade:

“Cortar o tempo. Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente.”

Minha primeira leitura, me trouxe o sentimento de que o Ano Novo é apenas uma jogada de marketing genial. Feita para recarregar as baterias de quem já está cansado do dia-a-dia. O dia seguinte será absolutamente igual ao anterior. E quando passarem as festas, mais ainda parecidos com os anteriores.

Só que eu deveria pensar era ir além, e perceber como realmente, o Ano Novo é uma excelente oportunidade para se sugerir ao nosso cérebro a mudança. Se nada mais, é uma perfeita ocasião para unirmos a nossa vontade de mudança com um marco fácil de lembrar.

E o que podemos mudar nesse ano?

Vou falar de sucesso. É isso que desejo de mudança para quem está lendo. Ser bem sucedido no que desejar fazer. Ensinar o cérebro a trabalhar a seu favor e se preparar para as vitórias.

A primeira dica é que você tem que ao elaborar sua meta, seu ponto onde você tem certeza que venceu, colocar um objetivo tangível e um prazo. Como a maior parte do meus leitores são jogadores de poker, vou dar um exemplo da área:

– Quero sair de uma banca de U$1000 para uma de U$30.000. E o prazo? Até o meio do ano.

Se você colocou sua meta, repetiu para o seu cérebro que vai conseguir e marcou o ponto inicial e o final, o que falta?

Marcar os passos intermediários.

Como você vai conseguir essa meta? E o que você vai fazer de diferente em relação as vezes anteriores. Porque agora você vai conseguir?

Aqui vem o truque número dois. Para o cérebro são importantes as micro-vitórias. O cérebro vai se acostumar ao sucesso se ao longo do caminho houver pequenas vitórias para serem celebradas. Por exemplo, você pode criar uma pequena lista assim:

– Conseguir jogar em um dia 30 torneios/sits

– Assistir a uma vídeo-aula por semana e fazer um resumo delas até 30 de janeiro

– Em janeiro jogar 400 torneios/sits

– Chegar a U$2000 de banca

– Fazer um curso para aprimorar o meu jogo (que tal o meu curso na próxima semana?? Fica a dica!)

Curso Presencial       

Curso Online 

– Fazer uma session review do meu jogo com um amigo

– Atingir Gold Star antes do dia 20.

Ou seja, estou dando pequenos exemplos, para mostrar que se você realmente colocar essas pequenas vitórias no papel (É FUNDAMENTAL QUE SEJAM ESCRITAS). Ao atingí-las, você vai tendo a liberação de neurotransmissores associados ao prazer, que te darão as sensações de micro-vitórias. Você precisa delas para treinar seu cérebro pro sucesso. Pense num esporte como a natação. O Cesar Cielo coloca como alvo o recorde mundial. Mas antes de chegar lá, vai colocando micro-vitórias no caminho. Nadar abaixo de X, depois abaixo de X-1, depois abaixo de X-2, … E a cada micro-vitória ele fala pra si mesmo: venho nadando bem, cumprindo minha programação e vou chegar ao auge no campeonato tal.

No meu curso tenho colocado umas técnicas de neurociência para ajudar os jogadores. Eles me procuram dizendo que querem mudar a vida. Querem ganhar com o poker. Então, primeiro, vamos preparar a mente. Trabalhar a técnica e preparar a meta para o sucesso. Se você quiser experimentar um pouco disso também, e fazer um 2014 diferente, vem comigo nessa viagem. Já na semana que vem terei a primeira turma de 2014. Preparar essa turma para a vitória é o meu compromisso. Se inscreva nessa turma e vamos dizimar as nossas metas de 2014! 

Se você não joga poker, não quer fazer um curso, ainda assim, preste muita atenção no conteúdo desse post. Ele tem chaves que podem te ajudar a mudar um pouco sua vida. Fazer um 2014 realmente diferente. Aproveitar a deixa e mudar para vencer. Aproveite!