• Arquivos

  • Calendar

    July 2014
    M T W T F S S
    « Jun   Aug »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031  
  •  
  •  

Gráficos no Poker: o que aprender com eles

Os programas e sites que permitem plotar os resultados de um jogador tem se popularizado nos últimos anos, mas como os gráficos no poker podem te ajudar a identificar os bons e o maus jogadores? E o que mais eles podem te ensinar.

O que vocês achariam se vissem esse gráfico? E um bom jogador ou um fish?

Gráficos de Poker - 1

Gráficos de Poker – Jogador A

Sao 100 mil dólares de perdas ao longo de 6 mil jogos. Um gráfico que está sempre andando para baixo e de lado. Sem sinais de recuperação.

Se você fosse esse jogador pararia de jogar? Desistiria do poker? E olhando o gráfico, você percebe como ele é ruim?

Perder 100.000 dólares em 6 mil jogos! Para vocês terem uma ideia, eu que não sou jogador profissional devo ter 6 mil jogos na minha vida no PokerStars. Jogo no máximo 1200 torneios em um ano. Esse é um gráfico que poderia ser de um jogador que joga poker online desde que começou na internet.

Antes de tirarmos mais conclusões vamos ver outros gráficos.

Graficos de Poker 2

Gráfico de Poker jogador B

Bonito, não? Um gráfico vencedor desde o início com um bom volume, quase 25 mil torneios jogados e mais de 360K de lucro!

E que tal esse aqui?

Gráficos de Poker 3

Gráfico de Poker Jogador C

Já esse gráfico aqui é de um jogador mais comum. Com longos períodos andando de lado, mas de uma maneira geral apontando para cima. Em 8000 torneios jogados tem uns 160K de lucro.

Não preciso nem dizer que o gráfico do 2o jogador é o que representa o melhor dos 3 jogadores. O mais consistente deles. Certo?

Vamos olhar um quarto gráfico agora.

Gráfico de Poker 4

Gráfico de Poker jogador 4

O que acharam desse gráfico? O que acham desse jogador em comparação aos 3 gráficos anteriores?

Bom, ele é uma mistura perfeita dos outros três.

Tão perfeita, que na realidade, os 3 gráficos que mostrei anteriormente são partes desse mesmo gráfico.

O gráfico de um jogador com mais de 40 mil torneios jogados e quase 450 mil dólares de lucro.

Qual o ponto desse post?

O que podemos aprender sobre os gráficos no poker?

Mostrar alguns fatos sobre um jogador de poker que são essenciais para você entender ao tentar virar um profissional lucrativo.

1- o fato de no primeiro gráfico o jogador estar perdendo 100 mil dólares em 6 mil torneios, não o qualifica como um bom, nem como um mau jogador.

É possível você passar por 6 mil jogos sem ter bons resultados, e isso faz parte da variância do jogo. É claro, que a descida foi grande por que o buy-in médio jogado era alto. Cerca de 86 dolares.

Mas se alguém tiver um buy-in medio menor, digamos de 10 dólares, pode esperar um swing negativo em 6 mil torneios, de 1/8 do swing que esse jogador teve. Claro que sim.

Um swing de 6 a 10 mil torneios para baixo é possível? Sim. E é possível que você passe seus primeiros 6 ou 10 mil torneios negativo, mas esteja fazendo as coisas certas. Sim, é possível. Improvável, mas completamente possível.

2- O contrário também é verdade. Voce ter alguns resultados bons, em seus primeiros 5 a 10 mil torneios, não quer dizer que você conseguirá manter esse padrão positivo. Você terá que continuar se adaptando. E tentando crescer. Se reinventando. Talvez esse jogador que nos seus primeiros 25 mil torneios era lucrativo e passou 6 mil torneios andando pra baixo, e depois voltou a crescer, pode ter tido que readaptar seu jogo a uma nova realidade no poker.

3- Informações podem ser manipuladas. Quem quer, pode mostrar parte das informações. E formar opiniões baseadas apenas em um lado da verdade. Até os números podem ser manipulados.

Querem ver outro exemplo?

Grafico de Poker 5

1500 jogos e menos 25 mil dolares nesse gráfico.

Gráfico de Poker 6

Quase 15.000 jogos e menos 70.000 dólares.

Gráficos ruins, não?

Esse é o gráfico com apenas dois meses a mais de jogo.

Gráfico de Poker 7

Grafico de Poker

Esse gráfico amplia o gráfico anterior. E mostra que antes de perder 70.000 esse jogador havia ganho quase 300.000 em menos de 5.000 jogos.

Exemplos de como podemos manipular a informação.  Essa é uma maneira de ver contando parte da história. Esse gráfico é de um jogador com mais de 900.000 dólares de lucro no poker. Um vencedor no longo prazo.

Para ver gráficos de alguns alunos que fizeram o meu curso confira esse post AQUI. 

Qual a última informação que tiramos desse post?

Quer ser lucrativo no poker? Trabalhe. Coloque volume. É necessário jogar muito para que seus resultado sejam reais. E você tem que ter uma banca adequada ao seu nível de jogo. Porque passar até 10.000 jogos sem ganhar é possível no poker.

Sem esse volume, seus resultados podem ser competência, mas também podem ser frutos de uma variância positiva. Só dá para ter certeza, quando você tiver colocado o volume junto a seu jogo.

Para saber mais sobre como montar uma reta, buy-in médio, volume e gráficos, participe da próxima turma do meu curso de MTTs. Gráfico no poker é um dos temas abordados no curso que terá sua próxima turma na semana que vem. Inscreva-se pelo email leobello@leobello.com.br ou saiba mais informações AQUI. 

flyer_agosto2014_RL

Curso Leo Bello Online Agosto.