• Arquivos

  • Calendar

    February 2015
    M T W T F S S
    « Jan   Mar »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    232425262728  
  •  
  •  

Quando tudo dá certo

As pessoas falam muito sobre quando tudo dá errado no poker. Quando você acorda e vai abrir aquela tela para jogar, e toma vários bad beats seguidos. Perde todos os torneios que participa e simplesmente não consegue ganhar nada.

Conselhos para esse dia, existem muitos. Como lidar com o tilt já foi tema de diversos artigos espalhados pela net. Como lidar com uma bad run também.

Algumas dicas:

  • saia do jogo: se está tomando uma pancada atrás da outra, a melhor coisa a fazer é parar de se registrar em novos torneios, e ir fazer alguma outra atividade. Vá para a academia e corra nas esteira, vai lavar uma louça ou jogar Playstation.
  • abaixe o buy-in: quem entende realmente como funciona a distribuição aleatória de cartas sabe que mesmo quando você voltar para o jogo horas depois, ou dias depois, você tende a continuar recebendo cartas ruins (variância normal). Dessa forma, passe pela fase ruim jogando em um buy-in mais barato. Quando perceber que a fase mudou, volte para seu nível normal.
  • volte aos estudos: quando estamos passando por uma má sequência de resultados é comum cometermos erros na ânsia de ter um resultado melhor. Contrate um coach para encontrar leaks no seu jogo, ou chame um amigo para revisar mãos juntos. Não adianta apenas você olhar para suas mãos. Nossa cabeça costuma deixar passer pequenos erros. É bom ter alguém sendo critic e minuncioso olhando suas mãos.

Em resumo, projeta sua banca e sua sanidade mental. Mas tem uma coisa importante, você precisa passar por aquele bad run de cartas. Você tem que perder um certo percentual com o AA e receber cartas ruins. Não tem como evitar. Então, tem que passar jogando em buy-ins mais baixos, mais focado e estudando para ver onde podia minimizar perdas.

Só que e o outro lado? Se você passa por uma bad run, também passará por uma good run, certo? Terá dias em que suas trincas aparecem, e seus pares altos florescem.

E quando tudo dá certo? 

Acho que um grande erro nesses dias, é que os jogadores em geral, continuam jogando quando estão perdendo para recuperar, mas quando estão na maré boa, se contentam com uma vitória pequena e param de jogar.

O meu conselho de hoje é que você aprenda a aproveitar a boa fase.

No dia que as coisas estiverem dando certo, registre-se em torneios de buy-in um pouco maior. Se estiver jogando cash, estenda sua sessão mais um pouco (até perceber que a maré mudou). Solte seus 3bets light, abra seu range para blefes. Aproveite a bonança.

Fez uma mesa final, abra mais alguns torneios quando a final acabar (não durante para não tirar seu foco). Aproveite a curva para cima no seu gráfico.Vamos falar nesse post de situações práticas e dicas para pressionar a boa sorte.

Resultados vem em sequência. Ha dez dias cravei o 77 da manhã. Alguns dias depois o Hot 109 da madrugada. Os dois resultados vieram próximos numa maré de boas cartas, que eu soube aproveitar. Normalmente, os bons resultados vem em próximos e temos que aproveitar e surfar essa onda (assim como a maré de azar castiga por dias seguidos, e temos que aprender a nos afastar).

EDIT: ontem cheguei em 6o no Sunday Second Chance de 215. Um major de domingo, com premiação de 5 digítos em dólares (e o dólar subindo…). Pressionar a sorte! 

Passei a perceber a necessidade de pressionar a boa sorte ainda mais claramente com meus alunos de coaching e com o LB Poker Team.

Todas as vezes que forçamos durante uma good run, o resultado é impressionante. Os lucros podem duplicar ou triplicar. Só que muitos param na primeira vitória. No final do ano passado, o Froylan, meu aluno de coaching puxou 5 vagas para o BSOP Millions e fez umas duas mesas finais em outros torneios. Quando pegou a 2a vaga, eu incentivei, continue jogando essas satélites nos próximos dias. Jogue junto um torneio regular. Aproveite o horário e a onda. Um resultado de mais de 8K de lucro.

Início desse ano, um dos meus aluno atuais de coaching, Adriano, puxou também uns pacotes para a 1a etapa do BSOP e somado a isso, algumas mesas finais e títulos em torneios como o 77 turbo 6-max. Resultado: quase 11K de profit em apenas 1 mês. Screen Shot 2015-02-07 at 2.59.25 PMAgora, seu gráfico está começando a descer um pouco e é hora de diminuir o buy-in e jogar de forma mais expectante. Muito embora, nesse final-de-semana ele esteja lá no BSOP tentando capitalizar uma das vagas que ganhou. Mas quais são as dicas que tenho para pressionar a boa sorte. Antes de falarmos mais sobre quando tudo dá certo, queria lembrar que estou em busca de mais um aluno de coaching. Se você tiver interesse, segue um flyer com informações. 

 

flyer_coaching_600x600

Saber montar uma reta de acordo com os últimos resultados e “apertar” a variância é uma das habilidades que o jogador de poker tem que aprender. Não é superstição, não é mandinga. Você tem que entender a natureza do jogo que está praticando.

Você já deve ter reparado que as vezes está sentado numa mesa e não consegue ganhar de jeito nenhum de um jogador. Você joga bem contra ele, mas ele continua ganhando os potes, um atrás do outro. Usamos a expressão: “ele tem meu número”.

Quando você está ganhando todas contra alguém. Deveria ser a sua vez de pressionar. Você precisaria abrir mais potes contra esse adversário, 3betar e isolá-lo pré-flop, e se possível, até mesmo envolvê-lo psicologicamente reforçando com sua fala ou no chat, que ele não consegue te ganhar.

Coloque isso na cabeça dele, e então, passe por cima. Se ele estiver convencido, foldará potes fáceis e tomará cuidado nas mãos contra você. Um prato cheio.

Procure ativamente na mesa, o jogador que está perdendo vários potes seguidos. Ele vai ser eliminado. Tente ser você o eliminador. Abra seu range contra ele.

Outra dica, é procurer jogar torneios ligeiramente acima do seu buy-in médio após fazer uma mesa final e puxar uma bolada. Pressione sua sorte. Vá atrás de um outro resultado na sequência.

Entre outras coisas, provavelmente você estará jogando melhor por conta da sua confiança. Quando tudo está dando certo, ficamos mais confiantes e seguros, e eu diria até, que o cerébro fica mais atento. Isso é ligado a neurofisiologia. É o mesmo que acontece quando estamos apaixonados e começamos a ficar em sintonia com o outro. Um casal apaixonado respire em sintonia, pensa junto e até costuma agir emu ma mesma cadência.

Não parece que tudo dá certo quando você está em paz com suas trincas e seus AA que seguram?

O poker é um jogo de habilidade com influência da sorte. Se você não aceitar que a variância é parte integral do jogo, não vencerá.

Se você não entender que a sorte afeta os seus resultados e também os dos adversários, você não conseguirá explorar o potencial do jogo. Pare de pensar que os resultados dependem apenas da sua habilidade. A sua destreza e inteligência te ajudarão a perder menos nos momentos de má sorte, e ganhar mais nos momentos em que ela está brilhando para você.

Está com sorte hoje? Use sua habilidade para capitalizar. Está com azar, use suas técnicas para minimizar as perdas.

Quer aprender mais comigo? Meu novo pacote de COACHING está a sua disposição. Ou participe de um dos meus cursos de MTT. O próximo já está agendado.

Abraços e até a próxima.

Abraços e até a próxima.

CURSO_FEVEREIRO_480