• Arquivos

  • Calendar

    April 2015
    M T W T F S S
    « Mar   May »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930  
  •  
  •  

Importância do controle de Bankroll

Fala galera, hoje vou falar um pouco sobre uma das principais coisas, se não a mais importante, que um jogador de poker precisa ter em mente para começar uma carreira saudável e sem decepções ao longo do trajeto: controle de bankroll.

O seu bankroll é a soma de todo o dinheiro que você utiliza para jogar poker. Na teoria é muito simples: Basta estipular um número de buy ins e à medida que o bankroll cresce, subimos o nível.
Uma das primeiras coisas que ouvimos falar quando começamos no poker é sobre a importância de se manter um controle rígido de bankroll. O problema começa quando o bankroll ao invés de crescer… Diminui!
Nessa hora é muito importante manter a calma, lembrar-se do seu planejamento inicial e evitar a tentação de querer se recuperar rapidamente, seja mantendo o nível atual ou pior ainda, subir de nível sem ter condições para isso.

É muito comum ver jogadores querendo subir de nível a fim de recuperar o dinheiro perdido em uma sessão ruim. Outros nunca descem de nível, pois se sentem derrotados. Mas o fato é que se você não jogar nos limites adequados ao seu bankroll, certamente acabará quebrando. Mas, se você utilizar um gerenciamento eficiente, continuará no jogo, se tornará um jogador melhor e, consequentemente, aumentará o tamanho do seu bankroll.

Você precisa decidir se o poker para você é só diversão, uma fonte de trocados a mais para comprar umas cervejas no fim de semana ou se será uma carreira de verdade, onde você precisará investir capital visando cada vez mais o crescimento, da forma mais segura possível.

Um dos ditados mais verdadeiros do poker é “O Scared Money nunca vence”. Se você está usando uma grande parte de seu bankroll para pagar o buy-in de qualquer torneio, ou até para algumas entradas, suas chances de realmente se sair bem são quase nulas. A pressão de ter tamanha parte de seu stack em risco quase sempre sobressairá.

Então aqui vão algumas dicas sobre construir e manter um bankroll:

  • Primeiro você precisa decidir quanto de seu capital você está disposto a investir no poker.
  • Mantenha uma espécie de diário, onde você registra seus resultados, atualizando sempre, assim é possível também consertar leaks e falhas no jogo mais rápido.

A regra dos $200 buy-ins em bankroll se aplica se sua tendência é jogar torneios com grandes fields. A razão disto é que a variância envolvida em tentar entrar ‘in the money’ (itm) vezes suficientes para ser lucrativo no geral é enorme, com a maioria esmagadora dos jogadores acabando fora do itm, e apenas os jogadores do topo conseguindo lucrar muito mais que o valor do buy-in. Entretanto, se você for focar em torneios com 10 e 20 mesas, pode fazê-lo com 40 ou 50 buy-ins em bankroll, uma vez que você entrará itm mais frequentemente e com maior retorno quando isso ocorrer.

O conceito de controle de bankroll é muito simples, colocá-lo em prática que pode ser bem difícil. Mas, se você utilizar um gerenciamento eficiente, continuará no jogo, se tornará um jogador melhor e, consequentemente, subirá de nível na hora certa.

 

Espero ter conseguido ajudar e contribuído para que vocês sigam a risca tudo isso que foi colocado em pauta. Lembre-se que para conseguir sucesso no poker é necessário volume, estudo e muita disciplina com relação ao seu bankroll e controle de buy ins.

Gl nos panos a todos, nos vemos em breve. #gugalrao7 #lbpokerteam.

 

Quer participar de um curso com Leo Bello e aprender mais sobre MTTs? Cursos Online e Cursos Presenciais Disponíveis aqui mesmo pelo site!

Referências:

  1. Super Poker
  2. Universidade do Poker
  3. Intelipoker
  4. Dicas de Poker

 

 

 

About Gu Galrão

28 anos, São Paulo – SP. Seu primeiro contato com o poker online foi em 2011, quando colocou U$ 10 para brincar e aprender um pouco mais sobre o joguinho. Sem ter muita base sobre o jogo e muito menos sobre o software do PS, evaporou seus U$ 10 tentando crescer somente no Cash Game. Depois de um tempo sem jogar online, descobriu o Sit’n Go, torneios com buyin fixo e barato para quem tinha um bankroll de U$ 10, resolveu então tentar novamente… Depositou U$10 e de lá pra cá nunca mais fez um depósito no PS. No começo jogava por hobby, mas nunca imaginou que poderia começar a pensar nele além do esporte, como trabalho mesmo. Começou a criar este sonho, e decidiu correr atrás dele. 6 meses após o segundo depósito já contava com um bankroll de U$ 100 e começou a seguir um projeto de estudos e jogos, que iam aumentando conforme seus avanços. Montou e segue até hoje rigorosamente planilhas de controle de caixa, quantidade de jogos, lucros, prejuízos.. Intensificou os estudos, aprendeu que este esporte chamado poker pede estudo constante, sempre tem algo novo pra aprender, pra ver, pra colocar em prática no jogo. Hoje faz parte de um time, e promete continuar sempre em busca de constante evolução e aprendizado, dando um passo de cada vez, agora contando com o auxílio de profissionais que eu tanto admira. Quer ter esse esporte como profissão e inspirar outros a nunca desistirem dos seus sonhos, por mais improvável que eles sejam, virar realidade é só uma questão perseverança e dedicação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*