• Arquivos

  • Calendar

    April 2015
    M T W T F S S
    « Mar   May »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930  
  •  
  •  

Semelhanças entre o mercado financeiro e o poker

Fala Galera, hoje vou falar um pouco sobre as semelhanças entre um operador do mercado financeiro e um jogador de poker.

Uma das primeiras semelhanças presentes nas duas atividades é o de acerto, que muitas vezes pode ser mal interpretado. Se o resultado de um método, ou uma operação, ou uma mão no jogo de poker, for positivo, então se considera que o método estava correto. Interpretar acertos dessa forma podem trazer grandes riscos, a exemplo do poker, algumas vezes podemos jogar uma mão de maneira errada e ainda assim ganhar, levando a crer que maneira jogada foi correta. De certa forma, isso nos faz vencedores a curto prazo, mas, se jogarmos a mesma mão sempre de maneira errada, a longo prazo seremos sempre perdedores. Assim como um operador pode fazer um mau investimento e no curto prazo ter lucro, mas no longo prazo sair no prejuízo.

O que diferencia um bom profissional nos dois casos é não se iludir com o acerto. Um bom profissional busca o melhor método e está ciente que métodos ruins acertam algumas vezes, e os métodos bons erram algumas vezes, mas a longo prazo o bom método é vencedor e o mal método é perdedor.

Existem três características nas duas funções que são de extrema importância para a sobrevivência e sucesso.

  • Gestão de risco: Para um operador da bolsa a gestão de risco por meio de um bankroll, é um conceito bem claro no poker. Nas duas funções a gestão de bankroll é muito importante para garantir a sobrevivência em períodos ruins e alavancar seus investimentos a longo prazo se o método for correto.
  • Método com esperança matemática positiva: Esse conceito vem de muito estudo e prática, seja no poker ou na bolsa. Consiste em extrair o máximo de valor com o melhor jogo, ou melhor, oportunidade, por exemplo, se você tem par de As e fizer uma aposta fraca, você esta deixando de extrair o valor de uma mão com grande potencial e perder essas oportunidades no longo prazo trará uma esperança matemática negativa.
  • O Bom operador: Essa é a parte mais difícil, seja no mercado ou no poker. Um bom operador no mercado transforma uma má operação em uma boa operação, assim como um jogador que com uma mão especulativa consegue extrair valor com elas. É o que diferencia profissionais de amadores, aproveitar oportunidades que os outros desperdiçam. O bom operador não reza, não conta com a sorte, não torce, não faz uma “fézinha”. O bom operador simplesmente cumpre com o plano preestabelecido, não importando para ele o que o mercado vai fazer, mas sim o que ELE vai fazer.

O bom jogador de poker não se irrita com as cartas e nem fica torcendo para receber certas cartas, ele sabe que todos receberão as mesmas cartas no longo prazo. Ele esta preocupado como o jogo dele, com os erros dele, e como dobrar e vencer seus adversários.

Essa é uma das semelhanças entre um operador da bolsa e um jogador de poker, entre esses dois mundos há muito mais em comum do que você imagina e aprender com o mercado financeiro aprimora o poker e vice-versa.

Fonte: Dominando a arte do poker (Leo bello)

Até próxima, bom estudo e bom jogo.
#LBpokerteam

Garanta aqui seu livro: ‘Dando as Cartas nos Negócios – Conquiste o mundo dos negócios com as técnicas do poker’

 

 

About Renato Araújo

24 anos, nasceu em Cordeirópolis – SP e é estudante de Engenharia de Produção. Corinthiano de coração, tem o futebol como um de seus hobbies, mas também gosta bastante de Hockey e torce pelo Anaheimducks na NHL. Conheceu o poker a 6 anos, começou a aprender junto de seus amigos e buscando conhecer um pouco mais sobre o esporte, comprou seu primeiro livro de poker do próprio Leo Bello. Desde então, não parou mais com os estudos e de acompanhar o poker nacional . No jogo online, sempre teve maior volume em mesas Sit and go de 180 players. Tem FT no $5.50 [2R1A] 5k e foi 11°colocado no Micro Millions -71 [Super knockout]. Hoje vê a oportunidade de fazer parte do Leo Bello Poker Team, crescer como profissional e coloborar de alguma forma para que o poker venha a crescer cada vez mais no próximos anos. Durante 6 anos acompanhando o crescimento do esporte e de todos os profissionais, agora tem a chance de fazer parte dessa história e também desse crescimento. É um sonho que promete cultivar com muito estudo e dedicação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*