• Arquivos

  • Calendar

    May 2015
    M T W T F S S
    « Apr   Jun »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031
  •  
  •  

O que é Stack to Pot Ratio?

Fala galera! Tudo bem?

Estamos aqui de novo pra falar sobre um assunto bem interessante. Numa session review que rolou outro dia pelo time veio a tona um tema pouco conhecido e também pouco utilizado pela maioria dos jogadores iniciantes, o que pode ser um leak enorme no seu jogo. Eu mesmo confesso que, antes de entrar no time, nem sabia da existência desse tema e da efetividade que ele pode trazer para melhorar nosso jogo.
O que muitos jogadores não sabem é que sem conhecer tal assunto estão deixando de planejar melhor o compromisso com o pote, manipulando o pote pré flop, e tomar melhores decisões no pós flop.

Vamos falar sobre o STACK TO POT RATIO (SPR = Proporção do Stack para o Pote).

Nada mais é que a relação entre o stack efetivo e o tamanho do pote.
Mas o que seria o stack efetivo? É o menor stack da mão, ou seja, se nós temos um stack de 5.000 fichas e o vilão tem um stack de 3.000, o stack efetivo da mão é 3.000. Isso porque esse valor é o máximo que pode ir para o pote, certo?!

Partindo dessa definição, o cálculo do SPR é:

STACK EFETIVO
POTE

O SPR nos ajuda a analisar a força da nossa mão comparada ao pote. Ajuda muito para determinar se nossa mão é boa ou não em cada situação. Se nós queremos colocar todo nosso stack em jogo, ou se devemos agir de forma mais cautelosa.
Se soubermos interpretar o SPR no pré flop, conseguiremos jogar um pós flop muito mais fácil e lucrativo.

Tamanhos de SPR:
– ALTO + 12: a força da nossa mão diminui.
– BAIXO 1,5 a 6: a força da nossa mão aumenta.

Vamos ilustrar o que foi dito com um exemplo:

Blinds $500 / $1000 / $100

Temos 15K fichas e J♠ T♠.
Vilão: 25K

O pote está em: 10K e o Flop vem 8♥ 9♠ 5♦.

Qual nosso SPR?
Temos de stack efetivo 15k e o tamanho do pote 10k. 15/10 = 1,5 SPR.
Vilão aposta 5k.

Qual a decisão mais lucrativa a ser tomada?
Com certeza, a melhor opção é ir all in, pois nosso SPR é baixo (1,5) fazendo nossa mão se tornar forte.
Quando vamos all in contra uma aposta de 5k, ainda temos fold equity, ou seja, nosso adversário ainda tem a oportunidade de foldar mãos que não acertaram o bordo. Além disso, quando somos pagos temos uma boa chance contra quase todas as mãos, pois temos nossas duas pontas para sequência, além de duas overcards.
Por outro lado, o call parece ser a pior opção, pois no turn teremos um pote de 20k contra 10k de stack para trás, ou seja, não teremos mais espaço para nenhum move e seremos obrigados a foldar contra uma aposta qualquer.

Concluindo, quanto maior for o SPR, menor a força da nossa mão e quanto menor for o SPR mais agressivamente devemos jogar nossos draws e mais valor temos com mãos fracas, como segundo pares ou top pairs.

Espero ter esclarecido este tema e que todos tenham entendido, para poder aplicar nos panos a partir de agora.

Indicação: Post do meu parceito de time, Otávio, onde ele fala sobre como lidar com as Bad Beats! Vale a pena conferir!

Nos vemos no próximo post com mais temas sobre poker ou sobre nossa rotina de grind e treinamento.
Abraço e gl a todos nos feltros.

#gugalrao7
#LBPokerTeam

 

 

About Gu Galrão

28 anos, São Paulo – SP. Seu primeiro contato com o poker online foi em 2011, quando colocou U$ 10 para brincar e aprender um pouco mais sobre o joguinho. Sem ter muita base sobre o jogo e muito menos sobre o software do PS, evaporou seus U$ 10 tentando crescer somente no Cash Game. Depois de um tempo sem jogar online, descobriu o Sit’n Go, torneios com buyin fixo e barato para quem tinha um bankroll de U$ 10, resolveu então tentar novamente… Depositou U$10 e de lá pra cá nunca mais fez um depósito no PS. No começo jogava por hobby, mas nunca imaginou que poderia começar a pensar nele além do esporte, como trabalho mesmo. Começou a criar este sonho, e decidiu correr atrás dele. 6 meses após o segundo depósito já contava com um bankroll de U$ 100 e começou a seguir um projeto de estudos e jogos, que iam aumentando conforme seus avanços. Montou e segue até hoje rigorosamente planilhas de controle de caixa, quantidade de jogos, lucros, prejuízos.. Intensificou os estudos, aprendeu que este esporte chamado poker pede estudo constante, sempre tem algo novo pra aprender, pra ver, pra colocar em prática no jogo. Hoje faz parte de um time, e promete continuar sempre em busca de constante evolução e aprendizado, dando um passo de cada vez, agora contando com o auxílio de profissionais que eu tanto admira. Quer ter esse esporte como profissão e inspirar outros a nunca desistirem dos seus sonhos, por mais improvável que eles sejam, virar realidade é só uma questão perseverança e dedicação.

2 thoughts on “O que é Stack to Pot Ratio?

  1. E uma razão entre o tamanho do seu stack e o tamanho atual do pote (divide o valor do seu stack pelo pote). Isso gerará um número que dependendo do valor poderá indicar jogadas mais favoráveis.
    É usado por exemplo para definir se vale a pena tentar ver um set (SPR 10), se vale a pena ir allin (SPR 1, 2, 3, 4) direto. Se vale a pena jogar mãos como suited connector (SPR 7, 8, >).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*